Qual é a diferença entre piso cerâmico e porcelanato?

Existem muitas dúvidas com relação às diferenças entre porcelanato e piso cerâmico. É preciso ter em mente que não existe melhor ou pior, na verdade cada um deles atende a diferentes necessidades.

Tanto o porcelanato quanto o piso cerâmico existe uma infinidade de estilos que atendem a todos os gostos. Texturas, relevos, formatos diferentes… tudo isso pode ser encontrado nesses dois tipos de revestimento. Com relação à elegância e sofisticação, o porcelanato costuma ter uma pequena vantagem, mas é possível criar ambientes incríveis com o piso cerâmico, como este abaixo:

Piso cerâmico ou porcelanato?

A grande diferença entre o porcelanato e o piso cerâmico é o processo de fabricação e os componentes de cada um deles. O piso cerâmico é fabricado utilizando o processo de via seca, em sua formulação de massa entra apenas um tipo de argila que durante o processo de fabricação é acrescido da cobertura de esmaltes e decoração que é o que vemos quando o produto está assentado.

O porcelanato é produzido com o método de via úmida, sua massa é composta por uma mistura de argilas nobres e minerais. As coberturas e decorações possuem geralmente as mesmas propriedades e formas de aplicação.

O principal fator de decisão é a preferência pessoal e o tipo de ambiente onde o revestimento será aplicado, afinal cada decoração precisa de materiais que sejam compatíveis com ela. Conheça os pisos cerâmicos e porcelanatos da ROX Cerâmica, com modelos que agradam a todos os gostos.